Mensagem do Presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios do Alto Tâmega – AMAT

 

Ana Rita Dias

Desde 2004, que a Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT) se tem vindo a destacar como um intermediário essencial na definição, planeamento, financiamento e implementação de projetos que impulsionam o desenvolvimento da região do Alto Tâmega e Barroso.

A sua ação tem-se pautado pela imprescindível promoção da coesão territorial e atração de investimentos, com o objetivo de fomentar o crescimento económico, social, cultural e ambiental dos municípios associados, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, sempre em consonância com as políticas públicas nacionais e europeias.

Com base num modelo de cooperação ativa entre os municípios, a AMAT continuará a apoiar a modernização e o fortalecimento dos serviços municipais, em benefício das populações, da região e, simultaneamente, do país, promovendo também o prestígio do poder local.

A sua centralidade no Norte de Portugal é hoje reforçada pela integração na Euro-região Galiza–Norte de Portugal e pela cooperação transfronteiriça, destacando-se a Eurocidade Chaves-Verín, que amplia a atratividade e a projeção do nosso território.

As acessibilidades rodoviárias A7 e A24 vieram aproximar o Alto Tâmega e Barroso dos principais centros urbanos, transformando antigos constrangimentos em oportunidades e são estas que queremos potenciar.

Rico em paisagem, recursos naturais, energéticos e geológicos, o Alto Tâmega e Barroso reúne condições únicas para um desenvolvimento sustentável e equilibrado.

Enquanto Presidente do Conselho de Administração da AMAT, reafirmo o compromisso de trabalhar em cooperação com os municípios e os agentes locais, valorizando os nossos recursos, as nossas pessoas e afirmando este território como uma região de oportunidades, no presente e no futuro.

 

Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Alto Tâmega – AMAT

Ana Rita Dias