Mensagem do Presidente do Conselho Directivo da Associação de Municípios do Alto Tâmega – AMAT

Nuno Vaz 

 

A Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT) constitui-se como um projeto transversal de promoção e desenvolvimento cooperativo intermunicipal que permite dar a conhecer estratégias, programas, projetos e iniciativas promovidas pelos seis municípios que a constituem – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Assume-se como uma das figuras maiores no contexto da estratégia de desenvolvimento territorial, que ao serviço do desenvolvimento local e da melhoria da qualidade de vida das populações, pretende alavancar mais dinâmica e participação popular, na perspetiva do progresso, onde todos, cidadãos, agentes económicos e promotores da região, encontram o seu lugar comum.

Neste contexto, a afirmação do papel agregador da AMAT, através de uma estratégia de conceção e implementação de um desenvolvimento integrado, tem como fundamento uma intervenção orientada para o desenvolvimento económico e social, de forma a adequar o nível de respostas às necessidades e anseios mais prementes das populações.

Acreditamos que o orgulho e exaltação da história e percurso de cada um não nos devem fazer voltar sobre nós próprios, mas antes fortalecer os laços de relacionamento institucional, político, económico, cultural e desportivo.

A experiência vivida nos últimos anos permite-nos afirmar, de forma convicta, que o caminho da valorização dos processos de cooperação e da busca conjunta de distintos horizontes e diferentes soluções permitiram abrir um caminho de recuperação e um horizonte de esperança para um território, com tanto para oferecer.

É com esta confiança que continuaremos a trabalhar no sentido de mobilizar vontades e recursos para concretizar este projeto de todos e para todos.