Inserido no objeto da AMAT, figura o planeamento, financiamento, execução e gestão de atividades relacionadas com o ambiente, conservação da natureza e recursos naturais.
A Associação exerce funções técnico administrativas no âmbito do Ambiente, conservação da natureza e recursos naturais.
Realiza ações de caráter preventivo no que respeita à poluição sonora, promovendo as ações adequadas à sua melhoria.
Participa no cumprimento das disposições legais e regulamentares no que se refere à proteção do ambiente.
A AMAT pode propor, desenvolver e acompanhar a gestão integrada e participada das políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável, de forma articulada com outras políticas sectoriais e em colaboração com os municípios associados, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do ambiente, bem como zelar pela prestação de serviços de elevada qualidade aos cidadãos a prestar pelas respetivas entidades competentes.
A AMAT pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região do Alto Tâmega, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e de abordagens integradas das políticas públicas da administração local.
A AMAT pode valorizar a proteção dos recursos naturais numa perspetiva de sustentabilidade, de conservação da natureza, centrando-se na manutenção do bom estado do ambiente natural, incluindo a fauna, a flora, os recursos minerais, a paisagem, os habitats e a biodiversidade, sem, contudo, excluir o uso humano de todos os ecossistemas.